Schiaparelli e o Surrealismo

surrealismo 1.jpg

A moda deu uma super virada no início do século XX, pegando novas referências na arte. Em 1930, ocorreu colaborações entre estilistas e artistas surrealistas, por exemplo,  Elsa Schiaparelli e Salvador Dalí.

Elsa Schiaparelli foi a primeira estilista que elaborou uma coleção temática. Tinha amizade com diversos artistas como Jean Cocteau, Man Ray, Picabia. Desenvolvia peças totalmente diferentes com as que eram voga na época e, sua maior rival era a francesa Coco Chanel que se referia a ela como “aquela artista italiana que faz roupas”. Algumas de suas clientes eram Greta Garbo, Joan Crawford e Carole Lombard.

surrealismo 2.jpg

Os realizadores do surrealismo questionavam crenças, referências à ideologias de Karl Marx (filósofo, cientista político e socialista revolucionário) e Sigmund Freud (criador da psicanálise), manifestações do subconsciente etc. Na pintura, Salvador Dalí foi um dos que mais se destacou no movimento.

A dupla desenvolveu peças que viraram umas das mais importantes na carreira da estilista. O Chapéu-sapato foi elaborado com um escarpim de veludo e fica de forma invertida na cabeça. O vestido esqueleto feito de crepe de seda, possui espinhas e costelas. O vestido lágrimas com estampa de carne dilacerada e um véu com lágrimas aplicadas.

surrealismo 3.jpg

Considero os dois incríveis! Obrigada por acompanhar!

Anúncios

Publicado por

3 comentários em “Schiaparelli e o Surrealismo

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s