As Garotas do Alceu Penna

capa

O Cruzeiro surgiu em 1928, dos Diários Associados de Assis Chateaubriand. Após 10 anos, o jornalista Accioly Neto aplicou uma renovação editorial na revista, abrindo um espaço para o público feminino. Se inspiraram no conceito de pin ups dos Estados Unidos.

“As garotas são a expressão moderna. As Garotas, endiabradas e inquietas, serão apresentadas todas as semanas em O Cruzeiro, desenhadas por Alceu, o mais malicioso e jovem de nossos artistas. As Garotas, em duas páginas em cores, constituem um dos hits de O Cruzeiro, a revista que acompanha o ritmo da vida moderna”, Diários Associados anunciaram em 5 de abril de 1938.

alceu-penna

Alceu Penna (1915-1980) nasceu em Minas Gerais, se mudou para o Rio de Janeiro com 17 anos e viveu lá até a sua morte. Gostava de desenhar desde pequeno, era daltônico e sua irmã escrevia os nomes das cores nos seus lápis. Começou a estudar Arquitetura, mas abandonou e foi para o curso de Belas Artes.

As ilustrações das garotas eram comuns e em momentos desimportantes, sempre com postura e  capturando a atenção feminina e masculina. Eram pautadas pelas estações do ano e  datas, com o passar do tempo foram se tornando um referencial para comportamento e moda.

garotas-revista

Todas as leitoras esperavam ansiosamente  as ilustrações, as tais influenciavam em hábitos de independência como estudar línguas, fazer uma graduação, dirigir, se fantasiar no carnaval etc. Na moda estimulavam o uso de calças compridas, saias mais curtas, maiô de duas peças, shorts etc. Eram acompanhados com textos de vários autores, o primeiro foi do Accioly Neto, depois Millôr Fernandes, Edgar de Alencar e Maria Tereza Castelo Branco.

Foram 26 anos ininterruptos da seção das garotas e ajudaram a venda da revista aumentar bastante na época. O desenho do Alceu era bastante detalhado, às vezes as roupas não eram todas desenhadas ou detalhavam texturas, cortes e tramas.

new

Obrigada por acompanhar! 

Anúncios

Publicado por

4 comentários em “As Garotas do Alceu Penna

  1. Oi Isa, Nossa adorei conhecer as ilustrações do Alceu, eu adoro esse estilo! Com certeza se eu vivesse naquela época eu ia comprar a revista só pelos desenhos também, hahaha!

    Beijos! Ótimo post ♥

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s