Influência do Cubismo no Design Gráfico

cusbismo.jpg

O cubismo é um dos principais movimentos artísticos do século XX, surgiu em Paris por Pablo Picasso (Espanha / 1881-1973)  e Georges Braque (França / 1882-1963). É dito que o movimento se iniciou com a obra Les Demoiselles d’Avignon de 1907, que demorou 9 meses para ser realizada no estúdio do Picasso.

De 1907 a 1909, Picasso e Braque realizaram diversas pinturas no estilo cubista. Tiraram a ilusão do plano tridimensional para bidimensional, pontos de vistas múltiplos ou contrastantes, formas geométricas como cubos e cilindros. Surgindo novas influências para o design e possibilidades para a tipografia.

georges e pablo.jpg

Georges Braques e Pablo Picasso

O movimento é dividido no Cubismo Sintético (observação, fragmentação e representação de um tema) e Cubismo Analítico (técnicas voltadas a colagem). Diversos pintores europeus se inspiraram no cubismo, como o alemão Piet Mondrian (neoplasticismo) e o russo Kazimir Malevich (suprematismo).

Com a 1a Guerra Mundial, o movimento continuou em países neutros da guerra. Nas décadas 20 e 30, foi inspirando os novos artistas e designers, também foi importante para a criação de pôsteres na publicidade.

cusbismo 3.jpg

cusbismo 2.jpg

O cubismo podia agradar ou não. Salvador Dalí disse que Picasso fabricava o feio de propósito e, que em um dia, fazia mais feiúra do que todos os outros durante anos. Em determinado dia que estava em Nova York, mandou um telegrama para Picasso que dizia:

“Pablo, obrigado! Tuas últimas pinturas ignominiosas mataram a arte moderna. Sem ti, com o gosto e a medida que são as virtudes mesmas da prudência francesa, teríamos tido uma pintura cada vez mais feia, durante pelo menos cem anos, até chegar a teus sublimes adefesios esperpentos. Tu, com toda tua vivência do teu anarquismo ibérico, em poucas semanas atingiste os limites e as últimas consequências do abominável. E isto, como Nietzsche desejava, marcando tudo com teu próprio sangue…”

Inspirações no Cubismo:

campanha.jpg

> Miguel Covarrubias em 1929, campanha para a marca de pianos Steinway

campanha2.jpg

> Riccardo Guasco em 2013, para Milano Bicycle Film Festival

Obrigada por acompanhar!

Anúncios

Publicado por

5 comentários em “Influência do Cubismo no Design Gráfico

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s