Surgimento do Prêt-à-Porter

imagem-2

O prêt-à-porter ou ready to wear, significa pronto para usar. Foi batizado por Jean-Claude Weil e Albert Lempereur, com a proposta de ter uma diferenciação na moda. Revolucionou a produção em série, ou seja, peças feitas em grandes quantidades nos tamanho P, M e G.

Para entender melhor como isso ocorreu, precisamos voltar no tempo! A Grande Depressão, que também é conhecida como a Crise de 1929, fez com que os Estados Unidos cobrassem um imposto de 90% sobre as roupas que eram importadas da França. As mulheres americanas antes levavam várias roupas de marca da França, depois só podiam levar telas e moldes.

Elaboraram uma técnica de reprodução baseada nas telas e moldes, podendo serem fabricados de diversos tamanhos. Também se teve progresso com os materiais sintéticos,  o que ajudou com que as roupas fossem produzidas com um custo menor do que as de tecido nobre e com uma ótima qualidade.

Na década de 60 foi que o prêt-à-porter começou a fazer muito sucesso, devido aos estilistas Yves Saint Laurent e Pierre Cardin. Abriram um departamento de prêt-à-porter em uma loja de departamentos parisiense, a Printemps. Em 1966, Saint Laurent lançou uma coleção baseada no prêt-à-porter, sem adaptações da alta-costura.

No Brasil e no hemisfério norte, os desfiles prêt-à-porter ocorrem 2x por ano.  Para o verão europeu ocorrem em setembro e outubro e, para o inverno, em fevereiro e março. Após 6 meses as roupas apresentadas nas passarelas chegam nas lojas, já no nosso país elas saem mais perto do evento.

imagem1

Obrigada por acompanhar!

Facebook / Twitter / Instagram

Anúncios

Publicado por

2 comentários em “Surgimento do Prêt-à-Porter

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s