Coco Chanel

coco-chanel-1

Gabrielle Bonheur Chanel (1883-1971) nasceu na França, sua família era bastante pobre e a casa que viviam tinha apenas um cômodo. Sua mãe tinha uma saúde frágil e seu pai era um vendedor ambulante.

Quando completou 12 anos a sua mãe faleceu, foi morar em um convento com mais duas irmãs e os outros três irmãos foram para uma fazenda. No convento tinha uma disciplina bastante rígida e foi lá onde aprendeu a costurar, utilizava retalhos para fazer bonecas de pano e laços de fitas para tiaras.

Chanel queria ser da alta sociedade, gostava de ler romances baratos e mentia diversas vezes. Com 18 anos foi mandada para a escola Notre-Dame, em Moulins. Seu primeiro trabalho foi em uma alfaiataria e começou a criar as suas próprias roupas e chapéus.

coco-chanel-4coco-chanel-6

Étienne Balsan (1878-1953) era amante da Chanel e um rico herdeiro da indústria têxtil, instalou-a em produções de chapéus. Em um hipódromo acabou conhecendo o aristocrata Arthur Capel (1881-1919), que era chamado de Boy. Nunca se casaram, mas Boy deu dinheiro para Chanel comprar uma butique em Deauville.

Suas roupas eram diferenciadas do que era usado na época, sua loja ficou repleta de suéteres masculinos e fez bastante sucesso. Adorava e se inspirava em  peças do guarda-roupa masculino, transformava os trajes esportivos em looks elegantes para as mulheres.

Alguns anos depois abriu a sua primeira loja em Paris, na Rua Cambon. Sobre a vitrine tinha um toldo branco com o nome Chanel escrito em preto. Produziu o vestido preto básico e conjunto de cardigã com bolsos aplicados. Deixou em alta o uso de bijuterias, como braceletes com pedras coladas que eram vendidos na sua loja e pérolas falsas em correntes douradas.

coco-chanel-3

coco-chanel-2

Foi lançado em 1921 o perfume Chanel Nº 5,  alguns dos seus componentes são jasmin, flor de laranjeira, sândalo, rosa centifólia, vetiver haitiano, Fava Tonka do Brasil. A fragrância escolhida na época pela Chanel é a mesma vendida atualmente.

Em 1931 desenhou figurinos para 3 filmes, mas ficou entediada. Tinha fama de ser arrogante, se declarava a própria moda, que não tinha amigos, tolerava os costureiros etc. Com a 2º Guerra Mundial, em 1939 fechou todas as suas lojas e saiu de Paris por algum tempo.

Foi para Suíça em 1944, ficou lá por 8 anos e em 1954 reabriu sua loja na Rua Cambon. Foi se destacando na alta-costura, quando tinha 87 anos ainda trabalhava e desenhava. Coco Chanel faleceu no Hotel Ritz Paris, onde viveu os seus últimos anos. A marca Chanel se reergueu em 1983, com o comando do alemão Karl Lagerfeld.

coco-chanel-7

Chanel é uma inspiração! Obrigada por acompanhar!

Facebook / Twitter / Instagram

Anúncios

Publicado por

12 comentários em “Coco Chanel

  1. Já assisti o filme é muito crazy! Uma mulher muito a frente da época em que vivia e como tudo que é diferente é rejeitado pela sociedade, dá para se entender a personalidade geniosa que ela tinha.

    Curtir

  2. […] Coco Chanel foi responsável por uma mudança gigantesca na moda lá no início do século XX. Quando cursei Design de Moda, não faço a mínima ideia de quantas vezes Chanel foi citada como referência, inspiração ou detalhes sobre as suas peças. A marca Chanel é um sucesso, seus desfiles são os mais aguardados e comandada desde 1983 por por Karl Lagerfeld. […]

    Curtir

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s