Só Garotos de Patti Smith

patti-smith-so-garotos

Na década de 60, a música estava repleta de artistas incríveis como The Beatles, Bob Dylan, Jimi Hendrix, The Rolling Stones, Janis Joplin. Em Chicago, estava Patti Smith (1946) e, as pessoas ainda não sabiam do seu talento para a música e poesia.

Desde pequena se interessava por livros, por causa da sua mãe que sempre estava lendo. Depois que leu “Mulherzinhas” de Louisa May Alcott, começou a contar histórias para os seus 3 irmãos e pensou que um dia iria escrever um livro. Ainda quando era criança já desenhava, dançava e interesse por artes.

Com 20 anos, se mudou para Nova York. Em um determinado emprego, conheceu Robert Mapplethorpe (1946-1989), que a mãe desejava que fosse padre, mas queria mesmo é ser um artista. Se apaixonaram e foram morar juntos, se ajudavam e passaram por diversas dificuldades. Às vezes tinham que decidir se compravam material ou comida.

Robert se inspirava em Andy Warhol e fazia diversos trabalhos incríveis, mas não conseguia ter muito sucesso. Durante o relacionamento com Patti, se descobriu homossexual, continuaram morando juntos e sendo amigos. Começa a fotografar e descobre mais uma arte que também realiza incrivelmente. Queria produzir algo que nenhum outro artista tivesse feito antes.

No decorrer das páginas vamos se aprofundando na vida de Patti e Robert, uma amizade linda e com bastante companheirismo. São memórias, acontecimentos, sobre o tempo que moraram no hotel Chelsea, os trabalhos que realizavam. Gostei em demasia de ter na história diversos famosos da década de 60 e 70.

Definitivamente virou um dos meus livros favoritos da vida. Espero que em breve conseguir comprar a edição física e fazer uma releitura, que com certeza será tão mágica quanto da primeira vez.

280 páginas / Companhia das Letras / ISBN 978-8535917765

Obrigada por acompanhar!

Facebook / Twitter / Instagram

Anúncios

Publicado por

5 comentários em “Só Garotos de Patti Smith

  1. […] com expectativas altas e foi melhor do que imaginava. “Só Garotos” de Patti Smith é sobre amizade, música, arte, década de 60, fotografia e muito […]

    Curtir

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s