Yves Saint Laurent

yves saint laurent - letras e costuras 1.jpg

Yves Saint Laurent é considerado um dos estilistas mais importantes da moda do século 20. Nasceu em Argélia, em 1936 e, sua família era colonial francesa de classe média. Com 18 anos ganhou em primeiro lugar um concurso promovido pelo International Wool Secretariat. A Vogue Francesa percebeu rapidamente o seu talento e  depois foi contratado como assistente de criação de Christian Dior.

Em 1957, o criador do New Look, Christian Dior, faleceu e Yves Saint Laurent que tinha apenas 21 anos assumiu a Maison Dior. Apresentou a sua primeira coleção em 1958 e foi bastante sucedida. Marc Bohan o substituiu quando foi convocado para a Guerra da Argélia, a experiência militar o fez sofrer durante todo o resto da sua vida.

yves saint laurent - letras e costuras 3.jpg

yves-saint-laurent-letras-e-costuras-2

Recebeu 40 mil dólares de indenização da Maison Dior em 1962, abriu sua própria casa com o sócio Pierre Bergé. Com o passar do tempo, Saint Laurent ia demonstrando mais interesse pela arte e unindo com a moda, por exemplo, o vestido tubinho inspirado no neoplasticismo do pintor Piet Mondrian. Também se inspirou no Cubismo do Picasso e Pop Art de Andy Warhol. Fazia várias viagens para Londres, buscando novidades nas butiques de King’s Road.

Realizou figurinos para teatro e cinema. O fotógrafo David Bailey, em 1965, era casado com a atriz Catherine Deneuve, levou ela até Saint Laurent para encomendar um vestido. Gostou tanto do trabalho do estilista, que pediu para criar o figurino para o filme “A Bela da Tarde” (Belle de Jour / 1967). Depois outras atrizes também fizeram parceria com o estilista, como Betty Catroux e Loulou de la Falaise.

yves-saint-laurent-letras-e-costuras-5

yves-saint-laurent-letras-e-costuras-4

“A roupa mais bonita para vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Para as que não tiveram essa felicidade, eu estou aqui”

“Considero que na Terra só existe uma emoção possível. A de esquecer de si mesmo para se consagrar aos outros. Ao tentarmos fazer a felicidade alheia, acabamos por receber alguns raios luminosos”

yves-saint-laurent-letras-e-costuras-6

yves-saint-laurent-letras-e-costuras-7

Saint Laurent e Pierre Bergé perceberam que a alta-costura não estava vendendo mais tanto, abriram em 1966 a butique YSL Rive Gauche com coleção prêt-à-porter. Obteve destaque com o terno “Le Smoking” que foi utilizado por celebridades, como Bianca Jagger, Lauren Bacall e Liza Minelle. Seu sucesso foi crescendo cada vez mais e lançando novidades como a jaqueta safári, coleção África, perfume Opium etc.

Diana Vreeland fez uma retrospectiva monográfica sobre o estilista em 1983, no Costume Institute do Metropolitan Museum of Art de Nova York. Em 2002, declarou para a imprensa que estava se afastando da moda e realizou o seu último desfile com uma retrospectiva das suas criações. Yves Saint Laurent faleceu em 2008, devido um câncer cerebral.

yves saint laurent - letras e costuras 8.jpg

Obrigada por acompanhar!

Facebook / Twitter / Instagram

Anúncios

Publicado por

4 comentários em “Yves Saint Laurent

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s