Origem da imprensa feminina no Brasil

letras e costuras 1.jpg

O que se encontrava em voga na época da monarquia possuía “bonecas da moda”, manequins feitos de cera, madeira ou porcelana que trocavam as roupas de acordo com a estação. Com a chegada da imprensa em 1456, surgem as gravuras publicadas de série em papel.

No Brasil,  a imprensa surgiu após a presença da Corte portuguesa em 1808. Com a fundação da Imprensa Régia, no início tudo era exclusivo para publicações reais. Jornais eram proibidos de circularem no país, as informações de moda eram através dos escassos periódicos franceses que chegavam por navios, de lojas comerciais que vendiam produtos importados e brasileiros que viajaram para exterior ou vice-versa.

letras e costuras 2.jpg

A primeira publicação lançada no Rio de Janeiro para o público feminino foi em 1827, a Espelho Diamantino, editada pelo francês Pierre Plancher. A segunda publicação ocorreu no Recife em 1831, a Espelho das Brasileiras, e em 1841 o Espelho das Bellas. Com o início do governo de D. Pedro II, surgiram mais e mais edições de moda. O Jornal das Senhoras circulou aos domingos de 1852 a 1855, foi o primeiro editado e redigido apenas por mulheres. Voltou a circular novamente em 1904, mas um homem comandava a direção.

A fotografia trouxe novas formas de edições para as revistas e jornais, além de mais ilustrações também ficaram com um formato menor. A Revista da Semana em 1900, foi uma das pioneiras que utilizou fotografia.

letras e costuras 3.jpg

Obrigada por acompanhar!

Anúncios

Publicado por

6 comentários em “Origem da imprensa feminina no Brasil

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s