Gucci: trajetória da grife

gucci 1.jpg

Filho de um artesão humilde, Guccio Gucci (1881-1953) saiu de Florença e foi trabalhar em Londres. Tinha fascinação por malas e brasões de famílias aristocratas, ficava observando as bolsas dos hóspedes no Hotel Savoy, onde trabalhava como carregador.

Em 1921, após 4 anos juntando dinheiro, retornou para sua cidade natal e se casou com Aida Calvelli. Sempre vestido elegantemente e com visão inovadora, abriu uma loja especializada em artigos de couro, com bastante qualidade e tudo realizado por artesãos locais e membros da sua família.

gucci 2.jpg

gucci 3.jpg

As vendas só cresciam e conquistou bastante clientes da alta burguesia. Optou por abrir uma oficina no interior da loja, para fabricar as próprias mercadorias. Os filhos de Guccio começaram a participar do negócio e, em 1937, se mudaram para Lungarno Guicciardini. Já vendiam diversos acessórios como bolsas, luvas, sapatos e cintos.

A 2a Guerra Mundial deixou materiais escassos, por exemplo, o couro. Para lidar com a ausência do material importante para a marca, lançaram bolsas em lona e alças de bambu. Começaram a utilizar o famoso logotipo da marca, o duplo G entrelaçado.

A primeira loja internacional foi em Nova York e caiu no gosto das celebridades. Foram se dedicando cada vez mais na produção de bolsas, cintos e sapatos, com desenhos de estribos ou brocados. Em 1970, possuíam 14 lojas e 46 franquias, a loja de Beverly Hills se transformou em Gucci Gallery.

gucci5.jpg

gucci 4.jpg

A marca começou a perder posição devido a problemas entre os familiares. Domenico Del Sole assumiu a marca, transferiu a sede da empresa de Milão para Casellina e nomeou Tom Ford como diretor de criação.

A marca passou por uma repaginada e foi bem aceita, voltou a marcar presença nos editoriais de moda e coração dos fashionistas. Em 2004, foi assumida por Frida Giannini e abriu a maior loja da grife com 14.020m². O atual responsável pela marca é Alessandro Michele, que estudou na Accademia di Costume e di Moda em Roma e já passou pela Fendi.

gucci 6.jpg

Obrigada por acompanhar!

Anúncios

Publicado por

4 comentários em “Gucci: trajetória da grife

  1. Que demais esse post Isa! A rainha da história e da moda ♥

    Eu não conhecia afundo a história da Gucci e amei conhecer ♥

    Como sempre, melhores posts de moda e sua história desse mundo ♥

    Beijinhos!

    Curtir

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s