Dener Pamplona e a alta costura

dener-letras-e-costuras

Dener Pamplona de Abreu é um dos costureiros mais importantes da história da moda brasileira, produziu vestidos com muito luxo e criou novos modelos em uma época na qual as mulheres gostavam de copiar os que eram usados na Europa.

Sua mãe foi educada na Inglaterra e seu pai era jogador de futebol, nasceu em 1937 e se mudou com a sua mãe para o Rio de Janeiro em 1945, depois que o seu pai faleceu. Desenhava bastante quando era criança e boatos de que o seu primeiro trabalho foi  em uma butique elegante chamada Casa Canadá.

dener-letras-e-costuras-2

Seu trabalho foi amadurecendo na década de 50 enquanto trabalhava para Ruth Silveira. Após uma viagem para Europa em 1956, percebeu que várias mulheres paulistanas estavam indo para o Rio de Janeiro apenas parar comprarem os seus vestidos. Começou a trabalhar com Gutta Teixeira e abriu um ateliê na Praça da República.

Ganhou prêmios do Festival da Moda Brasileira, A Agulha de Ouro e Platina. Em 1960 se instalou na Avenida Paulista, número 810. Tinha bastante fama, personalidade forte e sempre declarando frases que viraram polêmicas. Casou-se duas vezes, teve dois filhos e faleceu em 1978, com apenas 41 anos.

dener-letras-e-costuras-3

“Mulher luxo: quando aparece no salão, todos sabem que alguém chegou e não é a governante! A mulher luxo é fora de série, hors concours. Criei essa classificação para acompanhar o desenvolvimento brasileiro”

“Eu gosto de gente, mas acho multidão sempre cafona. Multidão só é boa quando aplaude”

“Eu criei a moda brasileira, um estilo próprio, nosso, que fez com que as grandes senhoras do país não precisassem mais se vestir na Europa”

Obrigada por acompanhar!

Anúncios

Publicado por

2 comentários em “Dener Pamplona e a alta costura

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s