A incrível Elena Ferrante

elena ferrante.jpg

Ano passado encontrei diversas pessoas elogiando em demasia as obras da italiana Elena Ferrante. Resolvi apostar no livro “A Amiga Genial”, o primeiro da série Napolitana. Pronto. Ansiedade para ler o segundo livro e, logo eu que não sou tão fã de séries, estava bastante envolvida com a história.

Meu status atual é conferir (quase) todos os dias quando será lançado aqui no Brasil o quarto livro da série, ou seja, já li todos. Também li “A Filha Perdida”, “Dias de Abandono” e em breve vou começar “Um amor Incômodo”.

Pseudônimo

A sua primeira publicação foi em 1991, mas pouco se sabia sobre a autora que já vendeu mais de 2 milhões de livros. Elena Ferrante é um pseudônimo, suas entrevistas eram apenas por escrito.

“Eu não escolhi o anonimato, os livros foram assinados. O que escolhi foi a ausência. Há mais de 20 anos, senti o fardo de me expor em público. Eu queria me desassociar da história, depois de terminada.” Ferrante em entrevista para o jornal The New York Times.

elena ferrante 2.jpg

Infelizmente a sua identidade foi revelada em outubro de 2016, pelo jornalista investigativo Claudio Gatti. O jornalista invadiu a vida pessoal da escritora e declarou que era utilidade pública, mas deixou diversas pessoas indignadas com a sua atitude.

Existe na rede diversas notícias e reportagens falando sobre a verdadeira identidade da Elena Ferrante, para quem quiser saber mais detalhes indico essa do jornal El País.

Publicações no Brasil

Podemos encontrar 7 publicações da autora em português e, ainda esse semestre, será lançado o último livro da série Napolitana.

elena ferrante 3.jpg

A Amiga Genial – Série Napolitana / Biblioteca Azul

História do Novo Sobrenome – Série Napolitana / Biblioteca Azul

História de Quem Foge e de Quem Fica – Série Napolitana / Biblioteca Azul

Dias de Abandono / Biblioteca Azul

A Filha Perdida / Intrínseca

Uma Noite na Praia / Intrínseca

Um Amor Incômodo / Intrínseca

Seriado

A Amiga Genial, o primeiro livro da série napolitana, será transformado em 8 episódios  de 50 minutos cada pela HBO. As gravações serão na Itália e devem começar em junho, o roteiro está sendo produzido pela própria Elena Ferrante.

Obrigada por acompanhar!

Anúncios

Publicado por

9 comentários em “A incrível Elena Ferrante

  1. Descobri tantas coisas nesse post! Primeiro não sabia que Elena Ferrante era um pseudônimo! E não acredito que revelaram mesmo assim a sua identidade, que atitude mais triste por parte desse jornalista…
    Enfim! Já vi muitos elogios sobre as obras dessa autora e confesso que estou curiosa para conferir! Sempre que vou as livrarias dou uma olhadinha, mas acredita que eu nunca achei? Vou olhar com mais atençao da próxima vez, ou esperar alguma promoção legal para comprar online!
    Beijos!
    Colorindo Nuvens

    Curtido por 1 pessoa

  2. […] escutado diversos elogios sobre a série Napolitana da  italiana Elena Ferrante. Pronto! Fiquei viciada na Lenu x Lina e, o terceiro livro, é o mais incrível de todos. Que […]

    Curtir

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s