Tipos de Tecidos

A escolha do tecido é importante quando vai criar ou comprar a peça feita em alguma loja. Pode afetar a modelagem, o preço, a qualidade, tingimento, estamparia. Depende do que você deseja. Que tal descobrir um pouco mais sobre os tecidos?

fibras-e-tecidos-sinteticos

São elaboradas por indústrias, quase não amassam, possuem resistência e podem se dissolver com temperatura alta. A DuPont na década de 30, foi uma das que mais desenvolveu os tecidos sintéticos. Alguns exemplos são o nylon, acrílico, elastano, poliamida e poliéster. Também são misturadas com as fibras naturais, fazendo com que o tecido tenha outras funcionalidades.

As peças com tecidos sintéticos são mais encontradas nas sessões esportivas e o preço pode variar de acordo com a marca.

fibras-e-tecidos-artificiais

A celulose é extraída da planta, em especial das árvores. Algumas das fibras são celulósicas (acetato, Tencel, Lyocell etc.) por terem a celulose natural, as que não possuem são consideradas artificiais não-celulósicas. Um dos primeiros tecidos artificiais desenvolvido foi o raiom, mas o primeiro correto foi o Tencel que é produzido com a polpa da madeira.

fibras-e-tecidos-naturais1

Se dividem em:

Fibras de celulose: as fontes vegetais, podendo ser extraídas de diversas plantas para poder fabricar as fibras adequadas. O melhor exemplo de fibra vegetal é o algodão, utilizado em 40% dos tecidos do mundo, produz uma bolsa de sementes. O linho possui características semelhantes ao algodão, mas fica amassado mais facilmente e pode ser fabricado em diversas espessuras.

Fibras protéicas: são as fontes animais, a “queratina” vem da fibra do cabelo e mais utilizada pelo mercado. Exemplos de animais que originam as fibras são carneiro merino, cabra angorá e lhamas. A seda é produzida pelo bicho-de-seda, tece um casulo e se forma os fios.

Peças de tecidos naturais são leves, ótimas para serem usadas em lugares com temperatura alta. Se forem orgânica, podem custar mais caro.

 

Obrigada por acompanhar!

Anúncios

Publicado por

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s