O Bebê de Rosemary

o bebê de rosemary - letras e costuras

Há um ano li “O Bebê de Rosemary” do autor Ira Levin, publicado em 1967. Apesar de ter acertado o final, achei o livro incrível e me prendeu desde a primeira página. Daí que esses dias assisti o filme de 1968, com o roteiro e direção por Roman Polanski. Incrível também e, nada mais justo, do que falar sobre o livro e o filme!

LIVROira levin letras e costuras

Rosemary não tinha um bom relacionamento com sua família, muda para Nova York e se casa com o Guy Woodhouse, que deseja ser um grande ator. O casal almeja morar no Bramford, um prédio antigo e com ares vitorianos  e, por “sorte”, conseguem alugar um apartamento que era de uma senhora que faleceu poucos dias antes.

O senhor Hutch, amigo da Rosemary, vai contar inúmeras histórias estranhas que já aconteceram no prédio e mesmo assim depois desse alerta o casal continua desejando ir para o Bramford. Logo conhecem Minnie e Roman Castevet, um casal de velhinhos estranhos, insistentes e que “adotaram” uma moça da rua.

O casal Woodhouse começa a frequentar o apartamento do casal Castevet e vice-versa. Rosemary começa a não se sentir tão a vontade com os vizinhos, mas o seu marido fica encantado pelos velhinhos. Vão ocorrendo coisas bastante estranhas e Rosemary consegue ficar grávida como tanto queria, porém a felicidade que sonhava vira diversas tragédias.

filmeo bebê de rosemary - letras e costuras 2

O filme é bastante fiel ao livro,  também prende a atenção e você fica bastante ansioso para o que vai acontecer. O elenco é de peso com Mia Farrow (Rosemary), John Cassavetes (Guy), Ruth Gordon (Minnie), Sidney Blackmer (Roman) e Maurice Evans (Hutch).

Foi indicado a diversas categorias nos prêmios: no Oscar para melhor roteiro adaptado e melhor atriz coadjuvante; no BAFTA para melhor atriz; no Globo de Ouro para melhor atriz de cinema, melhor trilha sonora, melhor roteiro e melhor atriz coadjuvante.

o bebê de rosemary - letras e costuras 3

Mia Farrow cortou o cabelo durante as filmagens, uma ideia do próprio Polanski. O corte custou US$ 5 mil, inspirado nas escola Bauhaus e realizado por Vidal Sassoon, que é citado pela personagem de Mia no filme 2 vezes.

Mia tinha 21 anos e casado há pouco tempo com o Frank Sinatra, que na época tinha 50 anos. O cantor  disse que não queria ela cortasse o cabelo e haveria consequências. Pois bem, no final das gravações o casal se divorciou e os boatos eram por causa do novo corte de cabelo.

o bebê de rosemary - letras e costuras 4

O filme gerou diversas polêmicas e acontecimentos na época. O produtor do filme, William Castle, começou a receber ameaças de morte e ficou internado com falência renal um ano depois do lançamento do filme. No mesmo dia o compositor musical do filme, Krysztof Komeda, morreu devido um coágulo cerebral.

Sharon Tate, esposa do diretor do filme, estava grávida em 1969 e foi assassinada com mais quatro amigos em sua residência. Além disso, o apartamento em que o filme foi gravado é o local onde o John Lennon foi assassinado onze anos depois.

o bebê de rosemary - letras e costuras 5 .jpg

Você já leu o livro e/ou assistiu o filme? Obrigada por acompanhar!

Anúncios

Publicado por

2 comentários em “O Bebê de Rosemary

  1. Eu assisti ao filme em outubro de 2014, no halloween! Lembro disso porque foi a minha primeira noite fora de casa, no apartamento que divido com o meu namorado até hoje, sendo assim, é impossível esquecer! Eu lembro de ter gostado bastante da trama e de ter ficado curiosa com relação ao livro também.
    Aliás, não sabia de todos essas tragédias acontecendo com a equipe do filme. Bizarro, né? hahahaha
    Beijos!

    Curtir

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s