Moda: Art Nouveau x Art Déco

art nouveau .jpg

Art Nouveau é conhecida também como “Estilo 1900” e  recebeu esse nome na França. Em outros países era chamada de outras formas, por exemplo, “Liberty” na Inglaterra. O movimento surgiu na década de 1890 e marcou presença até a década de 1910.

Utilizada na arquitetura, decoração, serralheria, design, joalheria, móveis, estamparia e na moda. Linhas curvadas e ondulantes, com inspiração na natureza, como galhos de árvores, flores, vegetais, plantas, insetos etc.

 O corpo feminino de frente possuía a silhueta de uma ampulheta e de lado a silhueta em “s”, já as cinturas afinadas com o espartilho. Os chapéus eram utilizados com bastante volumes e enfeitados com flores, penteado em coque e saias longas.

art nouveau 2.jpg

Em 1919, na Alemanha, o arquiteto Walter Gropius fundou a primeira escola de design, a Bauhaus. Com um visual mais “limpo” e traços geométricos, a próxima década tinha uma nova inspiração.

art déco 1.jpg

Em correspondente a escola Bauhaus, surge na França o Art Déco. Considerado o primeiro estilo do século XX e o ano oficial para o seu surgimento é 1925, depois da Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas.

Utilizada na decoração, arte, design, arquitetura, cinema e moda. Linhas retas e angulares com bastante simetria, quando curvada tinha forma geométrica e que foi calculada. Esses novos tipos de linhas ajudaram a aumentar a produção industrial.

O corpo feminino mudou a silhueta, agora com linhas retas e estética de um cilindro. A marcação da cintura mudou para o quadril, vestidos e saias na altura dos joelhos, roupas com franjas.

art déco 2.jpg

Obrigada por acompanhar!

Anúncios

Publicado por

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s